A Luta Continua Para #pararofuro

Olá amig@ de luta!

Depois da decisão ridícula, revoltante e expectável do governo de isentar o furo de Aljezur de estudo de avaliação de impacto ambiental, a contestação social foi tão forte que toda a classe dominante se uniu em defesa da posição da APA. (Para esse fim foram até buscar a BP, que numa entrevista afirmou que a haver petróleo, vai querer uma parte do bolo – o que torna ainda mais relevante falarmos sobre o derrame de Deepwater Horizon.) Se houver petróleo em Portugal não vamos poder explorá-lo se quisermos manter-nos num planeta minimamente habitável para seres humanos.

Com este processo, uma coisa ficou clara: Ninguém vai salvar o planeta em nosso nome; nós temos de tomar o assunto nas nossas mãos. Nós não vamos convencê-los pela Razão de que se deve parar o furo. A única hipótese que temos é forçá-los a um compromisso tático (como fizeram com os outros contratos) a fim de manterem a legitimidade social para mandar.

Está a ser organizada uma série de ações, que vamos resumir abaixo neste email. Se queres saber mais sobre a história deste furo, vê aqui um resumo de todo o processo em cinco minutos, filmado no início de uma Assembleia Aberta para #pararofuro.

NOVIDADES DA LUTA

Houve uma concentração à frente do Ministério do Ambiente, em que os manifestantes reuniram com o ministro para pedir a sua demissão. Podes encontrar aqui a reportagem de É Apenas Fumaça:

Na Rua – Petróleo em Aljezur: “Exigimos que se demita”, dizem ativistas a ministro do Ambiente

 

Estamos a manter o mapa das ações atualizado. www.pararofuro.pt

Se souberes duma ação podes facilmente acrescentá-la para que possamos incluí-la nas próximas newsletters. Espalha a palavra para que a tua rede de amig@s saiba mais sobre este movimento.

 

PRÓXIMAS AÇÕES

Ecologistas en Acción por um Algarve Livre de Petróleo

4 de junho 11h00 LAGOS
visita do veleiro dos ECOLOGISTAS EN ACCIÓN com músicas, faixas e cartazes por um #AlgarveLivreDePetróleo e um #AljezurSemFuros

 

Acampada Em Faro, Impugnar Já O Furo De Aljezur!

5 de junho, a partir das 9h00, FARO
Dia Mundial do Ambiente, Terça-Feira, o Ministro do Ambiente e outros membros do Governo do Partido Socialista estão em Faro e nós lá estaremos a exigir a impugnação imediata do Furo de Petróleo de Aljezur

 

Sessão de Esclarecimento – Exploração de Petróleo em Portugal

7 de junho, 18h30 FARO
uma sessão de esclarecimentos sobre a situação actual da prospecção e exploração de hidrocarbonetos em Portugal

 

Na assembleia aberta que aconteceu em Lisboa, surgiu um grupo de trabalho para preparar um protesto nas praias no dia 7 de julho: “Petróleo é má onda”. Podes encontrar alguma informação aqui e podes contactar a equipa organizadora por email para ajudar preparar esta ação: petroleoemaonda@gmail.com.

 


 

Junta-te à luta e convida os teus amigos e amigas para subscreverem a newsletter. Daremos mais novidades nas próximas semanas.

Até já!
Saudações livres de petróleo e gás,
Sinan

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *